E estamos mais uma semana juntas(os) por aqui, e quero começar compartilhando o quanto o espaço dessa coluna “Fala Pastores” tem sido uma experiência única e maravilhosa com o Senhor, onde escrevo sobre as coisas que Ele tem falado ao meu coração.
Espero que esse nosso momento esteja sendo motivador e encorajador e de reflexão/ação pra você como tem sido pra mim e para a minha caminhada cristã. ?
Essa semana eu estava – como de costume – cuidando de algumas plantas que tenho aqui em casa e, quando chegou a vez de cuidar das orquídeas, vi que das 7, somente 2 floresceram.
Algumas delas me acompanham desde que eu morava em São Paulo, e confesso que não sei mais quem é quem entre elas, mas ver que não tem nem um resquício de botões em 5 delas me entristeceu, pois espero todo ano o momento de ver o que cada uma vai produzir.
Nesse momento, eu me peguei trazendo a responsabilidade pra mim. Fiquei buscando possíveis erros que pudesse ter cometido no meio desse caminho… como somente 2 floresceram, se todas receberam o mesmo cuidado, a mesma quantidade de água no mesmo período de tempo? ?
Foi aí que pude perceber que fiz o meu melhor, mas como em tudo na vida, não basta somente eu fazer o processo para colher os frutos. Elas precisam reagir aos cuidados e estímulos que receberam.
Trazendo a realidade das minhas orquídeas e fazendo um paralelo com a nossa vida espiritual, isso também pode acontecer com a gente.
Desde que entregamos as nossas vidas para Jesus Cristo, recebemos do Deus Pai, do Deus Filho e do Espírito Santo todo cuidado e amor através da Sua infinita bondade, graça e misericórdia. Essa trindade poderosa, única e com papéis bem especificos, se dedica incessantemente em nos “adubar” através do agir e da palavra, “arrancar as pragas” que estão sobre nós e nos enfraquecem, nos coloca num lugar específico que será perfeito para que possamos nos desenvolver da melhor maneira e ficam aguardando o nosso tempo de desabrocharmos, mas…muitas vezes, o processo não acontece. ?
Volto aqui com a pergunta que fiz para as minhas orquídeas: o que será que está faltando?
A resposta é clara: elas precisam reagir. Precisam “desejar” absorver tudo o que estão recebendo.
Será que você se enxergou vivendo exatamente esse processo?
Se sim, quero te fazer algumas perguntas:
1) O que você tem feito com todo cuidado que o Senhor Deus tem derramado sobre a sua vida?
2) Existe algo que tem te impedido de florescer?
3) O quanto – de fato – a sua vida está entregue aos cuidados do Senhor Deus?
Quero ainda, compartilhar um versículo que pode te ajudar a refletir na resposta à essas perguntas:
1Tessalonicenses 2:13 NTLH
“E existe outra razão pela qual sempre damos graças a Deus. Quando levamos a vocês a mensagem de Deus, vocês a ouviram e aceitaram. Não a aceitaram como uma mensagem que vem de pessoas, mas como a mensagem que vem de Deus, o que, de fato, ela é. Pois Deus está agindo em vocês, os que creem.”
Nesse versiculo existem palavras-chave que devem permear a nossa vida e caminhada cristã:
“OUVIR” e “ACEITAR ” a mensagem do Senhor Deus.
A mensagem é aquela que tem chegado até você através do ouvir pregações, de orações, dos ensinamentos (estudos, aconselhamentos) recebidos através de pessoas que são autoridade espiritual sobre a sua vida e sobre o acesso livre que você tem à palavra do Senhor Deus – a Bíblia.
Tudo isso – junto e misturado – servirá como uma força sobrenatural que você tem à sua disposição através do agir do Espírito Santo, para começar a reagir e dar as flores mais lindas, raras, coloridas e únicas, como as orquídeas.
Lembre-se que estamos vivendo um novo tempo, uma nova estação e essa é a hora de nós nos posicionarmos, focarmos no Senhor Deus, reagirmos e assim, com certeza, vamos VENCER as barreiras que tem nos impedido de FLORESCER! ?
Glória ao Senhor Deus!
Ele te ama muitoooo, os olhos Dele estão sobre você e, com certeza está aguardando para te ver desabrochar!
Bj gde ?
Kika